Se este assunto te deixa com “uma pulga atrás da orelha”, fique tranquilo, pois hoje você saberá se Hinode é pirâmide e se a oportunidade de negócios que te apresentaram é uma farsa ou é verdade.
O Grupo Hinode e sua história
Antes de respondermos se a empresa é uma pirâmide, uma farsa ou qualquer coisa negativa do tipo, precisamos falar sobre a história da Hinode, uma empresa 100% brasileira, fundada em 1988 por Dona Adelaide e Sr. Francisco, uma ex-costureira e um ex-torneiro mecânico, que impulsionados pelo sonho de proporcionar aos quatro filhos uma vida melhor, iniciaram a fabricação de produtos na garagem de casa.
Atualmente, a empresa já fatura bilhões de reais anualmente com a comercialização de seus mais de 600 produtos, sendo 70% de fabricação própria, em sua fábrica modelo de mais de 12.000m² localizada em Jandira-SP e devidamente enquadrada nas normas e legislações brasileiras e internacionais, visto que o Grupo Hinode, assim denominada desde 2017, também iniciou a comercialização de seus produtos em países da América do Sul, e nos próximos cinco anos, pretende estar em mais de 20 países.
Como dito anteriormente, a Hinode é uma indústria como qualquer outra, ela fabrica seus produtos, recolhe e paga seus impostos, funcionários e fornecedores. E como canal de distribuição a empresa trabalha com vendas diretas e franquias.
Vendas diretas
Caso você não tenha conhecimento, pode estar se perguntando: o que são vendas diretas? De acordo com a ABEVD – Associação Brasileira de Empresas de Vendas Diretas, órgão que regulamenta o setor, venda direta é um sistema de comercialização de produtos e serviços entre vendedores e compradores, fora de um estabelecimento comercial fixo, através de um catálogo de produtos em sua casa ou de porta em porta. Conforme você pode conferir neste link, a Hinode está devidamente associada à ABEVD, o que garante a integridade e seriedade da empresa.
No Brasil, mais de 4,3 milhões de pessoas atuam no mercado de vendas diretas, gerando cerca de 8 mil empregos diretos e em 2013, atingiu US$ 14,6 bilhões em volume de negócios. O Brasil, já ocupa a quarta posição no ranking da World Federation of Direct Selling Associations (WFDSA), atrás apenas dos Estados Unidos, Japão e China.
Além disso vale destacar que quem trabalha com vendas diretas, pode lucrar de duas maneiras:
Através do sistema mononível: o revendedor compra o produto e o revende com uma margem de lucro ofertada pela empresa que ele está representando, pode variar de 30 a 100%. Existe também o sistema multinível, no qual além da margem de lucro com a revenda dos produtos, o consultor que indicar outros consultores/revendedores ganha uma porcentagem por essa indicação e movimentação de produtos por quem ele indicou. Nesse sistema, os ganhos são proporcionais ao esforço empregado.
Marketing multinível VS pirâmide financeira
O que muitas pessoas confundem e não entendem é que vendas diretas e marketing multinível, são coisas totalmente diferentes de pirâmides financeiras e esquemas ilegais de distribuição de produtos. Pirâmide financeira é crime contra a economia popular, são esquemas irregulares e insustentáveis de captação de recursos da população, que levam invariavelmente a perdas econômicas para a maioria de seus participantes, pois os lucros prometidos são pagos com os aportes de novos participantes, que pagam para aderir à estrutura (“investimento inicial”).
A adesão de novos membros permite o desenvolvimento da pirâmide, até que a velocidade de sua expansão não seja suficiente para pagar todos os compromissos. Além disso, muitas das vezes não existem produtos sendo comercializados ou se existem, os mesmos não possuem valor compatível com seu real valor de mercado, por isso é considerada fraude.
Já no marketing multinível é totalmente diferente, todos os ganhos pagos aos consultores são advindos da movimentação de produtos da empresa, através da venda direta. Pode-se dizer que o multinível é um braço da venda direta, sem movimentação de produtos para consumo ou venda, não gera faturamento para a empresa, e consequentemente não existe a possibilidade de pagamento de bônus/comissão para os consultores.
Por isso, você pode ficar tranquilo, caso esteja achando que a Hinode é uma farsa ou que é uma pirâmide disfarçada. Pois o Grupo Hinode adotou o sistema multinível em suas atividades, como forma de bonificar seus consultores pelo mercado consumidor criado por eles, através da distribuição dos produtos movimentados para consumo e/ou venda. Então, os consultores da Hinode além de se beneficiarem com a revenda dos produtos, podem lucrar com essa criação de mercado para a empresa, sendo uma espécie de embaixadores da marca, utilizando-se do marketing “boca a boca” para divulgarem os produtos, plano de marketing, história e oportunidade da empresa.
Caso você ainda não conheça, confira aqui o plano de carreira Hinode para entender como os consultores ganham suas comissões, de forma honesta e lícita. Afinal de contas, não existe mágica, uma vez que os produtos são movimentados, existe o comissionamento.